quarta-feira, 31 de março de 2010

México

A história do México



A história dos primerios povoadores do México remonta-se à 21.000 anos atrás, com a chegada das primeiras migrações procedentes do Estreito de Béring. Porém, os primeiros habitantes não começariam a ultilizar rudmentários instrumentos de caça até o ano 9.000 a.C. E a agricultura iria surgir ao redor de 6.000 a.C.



Dia dos mortos sem tristezas



Que tal celebrear a morte com flores e muita festa? Se isso para nós parece estranho,no México, ao contrário, ninguém fica triste no dia de Finados. Os mexicanos brincam com a morte e transformam todos os símbolos tradicionalmente associados com ela em motivo de riso e diversão.






E o Dia de Muertos é, sem dúvida, a maior celebração religiosa desse povo festeiro.






A Mãe-Morte



A representação da morte no México é sorridente e também conhecida como a deusa da terra. É ela que gera todas as coisas e também as devora. Essa idéia nasce da observação so ciclos da Natureza, onde tudo ta sempre nascendo, morrendo e renascendo.






A morte não tem nada de terrível. No México, ela feita de açúcar e destribuídas para as crianças.



___________________________________________________________________






Artes



Música e Dança



A música do México encontra suas raízes na música folclórica como o mariachi e o Jarana. (grupo artístico, aos músicos individuais, à música sem nenhuma compreensão de notas escritas, os músicos misturaram, pela percepção auditiva, o lirismo da harpa, a doçura do violino, e a profundidade da guitarra numa escala de melodias, algumas delas com complexidade labirínticas .)


Danças que destacam é o danzón, o cha-cha-cha, a sadunga, a jarana e o jarabe tapatío.




Interpretes: Auguntin Lara, Jorge Negrete, Pedro Infante, Chavela Vargas, Lucha Reyes, Miguel Aceves Mejia, José Alfredo Jimenez, Armando Manzanero y Los Pachos.




As danças mais conhecidas são as dos concheros e dos voladores. Instrumentos: o huéhuetl e o teponaztli, ambos de percussão, além de numerosas flautas de cerâmica e cana, mas o principal instrumento é a guitarra.






COSTUME DE SE DIVERTIR



" lucha libre" Se você ja viu as máscaras coloridas e o espetacular estilo de luta acrobático, sabe que os lutadores de wrestling mexicano adicionam um ' que de espetáculo'



Cheios de personagens coloridos e histórias escêntricas, usa uma máscara e tem um nome artístico. A identidade real do lutador é mantida em segredo. Em uma luta, dificilmente os lutadores são vistos sem suas máscaras. Alguns mantêm sua identidade usada nas lutas durante suas vidas fora dos ringues.



El Chavo del Ocho ( Chaves no Brasil) é uma famosa comédia de televisão mexicana exibida originalmente entre 20 de junho de 1971 e janeiro de 1992. A série foi criada e estrelada pelo dramaturgo Roberto Gomez Bolaños, nos estudios da rede da televisão mexicana Televisa. Foi exibido originalmente no Brasil pelo SBT, emissora que o transmite até os dia de hoje.


____________________________________________________________________


Telenovelas mexicanas são muitas vezes tradicionais, no México, a televisa é a maior produtora e exportadora de telenovelas.


Trabalho melodrama Maria la del Barrio (1995).


Eomance histórico Martín Garatuza ( 1960).


Tem drama Quinceañera em (1987).


História da banda pop, Rebelde(2004)



No ultimos anos, algumas novela maxicanas tem sido adaptações de produções de outro países, tais como La Fea Más Bela (2006) ( contrapartida colombiano yo soy Betty La Fea, 1999), Rebelde(que partia o nome com a sua homóloga argentina rebelde Way, 2003), Lola... Érase una vez (2007) ( que é um remake do adolescente argentino/ Children's telenovela Floriciente, 2005) e Fuego en la Sangre (2008) um mexicano remake de Pasión de Gavilanes(2003), que por sua vez é um ramake do colombiano águas telenovelas las mansas, 1999) e Eternamente Tuya( um remake da novela das crianças argentina Patito Feo, 2007).


México costume de alegria!!! ARRIBA !!!










Equador



O Equador, oficialmente República do Equador(Espanhol:República do Ecuador) é um país de América do Sul, limitado a norte pela Colômbia, a leste e sul pelo Peru e a oeste pelo Oceano Pacífico. Além do território continental, o Equador possui tambem as ilhas Galápagos, e cerca de 960 km do território continental, sendo o mais proximo daquelas ilhas. Seu território de 256 a 360 km² é cortado ao meio pela Linha do Equador. A sua capital é Quito, todavia a maior cidade e a mais importante economicamente é Guayaquil.








História








Período pré-colombiano e coloni






Culturas ingígenas avançadas floresceram no Equador mesmo antes de a região ser conquistada pelo Império Inca do século XV. Em 1534, chegaram os espanhóis que, derrotando os exércitos incas, iniciaram a colonização européia. Nas primeiras décadas de dominação espanhola a populaçao indigena foi dizinada pelo contágio de doenças às quais os nativos não eram imunes, tempo em que os nativos também foram forçados ao trabalho para os proprietários de terras espanhóis no sistema de trabalho "encomienda". Em 1563, a cidade de Quito foi elevada à categoria de distrito administrativo da monarquia espanhola






Fonte:www.mundi.com.br/Wiki-Equador-33.html






Victoria Calil e Ugo Morais



Novo México



Novo México é um estado do sudoeste dos Estados Unidos. É o quinto maior estado em area do país depois do Alasca, da Califórnia, do Texas e de Montana. Apesar disso, o estado, com uma densidade populacional de 5,79 hab/km², é relativamente pouco povoado. O Novo México possui uma das taxas de crescimento populacional mais altas do país.

O Novo México possui a maior porcentagem de hispânicos do país. 42,1% da população possui origem hispânica, e os dois maiores grupos étnicos - espanhóis, que formam 24% da população do estado, e mexicanos, 18% - são etnias hispânicas. A forte presença hispânica no estado faz do espanhol, bem como o inglês, idiomas ofociais do Estado. Prevê-se que os hispânicos torna-se-ão maioria no estado em 2020. Cerca de 41% da população do Novo México é católica, a maior porcentagem entre qualquer estado norte-americano. Também possui a segunda maior porcentagem de nativos norte-americanos, atrás apenas do Alasca.


Texas






O Texas é um dos 50 estados os estados Unidos da América, localizado na região sudoeste do país. Possui como limites o estado de Oklahoma ao Norte, New México a oeste, Arkansas ao norte, Louisiana ao leste e o país Mexico ao Sul.O apelido do Texas é Lone Star State, por causa da estrela sólitaria na bandeira.A palavra Texas deveria de Tejas, uma palavra índigena que significa "amigos ".





O Texas é o segundo maior estado dos Estados Unidos e o maior entre os 48 dos Estados Unidos Continental.Com seus 696 241 km², é maior doque a Alemanha e a Polonia juntas.O Texas também é o segundo estado mais populosodo país; com aproximadamente 22 milhões de habitantes e com uma população cresendo rapidamente devido à imigação possui mais habitantes do que qualquer outro estado norte-americano com exceção da Califórnia.




O Texas foi esxplorado e colonizado inicialmente pelos espanhóis.Passou ao controle mexicano quando o México tornou-se independente da Espanha,em 1821.A cresente migarção de norte-americanos para o Texas fez com que movimentos pró-secesão do México crescesse.Em 1836, uma rebelião em Álamo foi extinguida pelos mexicanos, que mataram todos os norte-amerícanos partícípantes desta rebelião - com exceção de algumas mulheres,crianças e escravos.Os mortos em Álamo tornaram-se heróis do Texas e nos Estado Unidos.Ainda no mesmo ano,o Texas tornou-se independente do México, tornado-se uma replública.Nove anos depois, tornou-se um estado norte-americano, sendo admitido como o vigésimo oitavo estado da União em 29 de dezembr de 1845.



Atualmente, a economia do Texas possui um importante papel na economia norte-americana.Inicialmente um estado agropecuário, desde o início do século XX sua economia diversificou-se e,atualmente, são as indústrias petrolífera e aeroespacial, bem como o setor financeiro,que possuem maior importância na economia do Texas.



Bruna de Mello Sampaio Cunha



Amanda Vergara Simões

Chile

CHILE










Dados Principais

















Área : 756.626 km².






Capital: Santiago do Chile.






Populaçao: 16,5 milhões.






Moeda: Peso chileno.






Nome oficial: República do Chile.






Nacionalidade: Chilena.





Data nacional: 18 de setembro (Dia da Independência do Chile).






Localização: Sudoeste da América do Sul.






Fuso horário: -1 hora em relação á Brasília.






Clima do Chile : de montanha (interior), árido tropical (litoral N), mediterrâneo (litoral centro), temperado oceânico (litoral S).






Cidades do Chile(principais): Santiago do Chile, Concepción, Puente Alto, Viña del Mar, Valparaíso, Talcahuano.






Composição da população: europeus ibéricos e eurameríndios 95%,ameríndios 3% (arauncãs e aimarás),outros 2%.






Idiomas: Espanhol (oficial).






Religião: cristianismo 89,9% (catolicos 76,7% protestantes 13,2%),sem filiação e ateísmo 5,8% ,outras 4,3%(dados 1992).





Densidade demográfica: 12,13 hab./km²(estimativa 2007).






Taxa de analfebetismo: 4,3% (em 2000).






Renda per capita: US$13.804 (estimativa 2004).






Economia do Chile: Produtos Agrícolas: trigo, aveia, cevada, milho, feijão, beterraba, alho, uva, semente de colza, semente de girassol.






Pecúaria: bovinos, suínos, ovinos, aves.






Mineração: manganês, chumbo, carvão.






Indústria: alimentícia e metalúrgica.








Victória Giovanna dos Santos Nóvoa.



Yuri Andrade Portela.














































































































Venezuela



Venezuela



A Venezuela (oficialmente República Bolivariana da Venezuela)é um estado federal sul-americano, limitado ao norte pelo Mar do Caribe, a leste pelo Oceano Atlântico e pela Guiana , ao sul pelo Brasil e ao oeste pela Colômbia. Sua capital é a cidade de Caracas. O Estado venezuelano é uma república federal presidencialista. Deixou de ser membro do Pacto Andino e, em 9 de dezembro de 2005, protocolou seu pedido de adesão ao Mercosul, formalizada em 4 de julho de 2006, em Caracas.






Antes da chegada dos europeus, a Venezuela era habitada por vários povos dos quais se destacam os Índios caribes, os aruaques e os cumanagatos






Em 1498 Cristóvão Colombo chegou à costa da venezuela durante a sua terceira viagem ao continente americano. A colonização espanhola iniciou-se em 1520, incidindo nas ilhas e na região costeira. Em 1567 foi fundada a cidade de Caracas, que se tornaria o centro mais importante da região.




O território que hoje é a Venezuela esteve dividido entre Vice-Reinado do Peru Audiência de


Santo Domingoaté ao estabelecimento do Vice-Reinado de Granada em 1717. Em 1776 a Venezuela tornou-se uma capitania-geral do Império Espanhol.




Rafael Vergara Simões


Pedro Cobra Lisboa Rosa

Cuba















Cuba












Dados Principais:






Área: 110.861 km²






Capital: Havana






População: 11,38 milhões(estimativa2006)






Moeda: Peso Cubano






Nome Oficial: Republica de Cuba






Nacionalidade: Cubana






Data Nacional: 1º de janeiro - Revolução Cubana






Governo: República Socialista












Geografia:












Localição: Ilhas do Caribe






Cidades principais: Havana, Santiago de Cuba, Las Tunas, Camagüey e Holguin.






Densidade Demografica: 102hab./km²






Fuso Horario: - 1h.






Clima: Tropical.












Dados Culturais e Sociais:












Composição da População: afro-cubanos 51% , europeus ibéricos 37% , afro-americanos 11% , chineses 1%.






Idioma: Espanhol






Religião: Cristianismo 41,9% (católicos 39,5, protestantes 2,4%) sem afiliação 57,9%,outras 0,2%












Economia:












Produtos agrícolas: cana de açúcar,tabaco,arroz e frutas tropicais(banana,laranja,abacaxi).






Pecuária: bovinos,eqüinos,aves e suinos.






Mineração: níquel,cobre,cromita e cobalto.






Indústria: alimenticia, bebidas, tabaco(produçãode charuto), maquinas e químicas.










Renda por Capita: US$ 3.900(estimativa 2006)




















João Felipe R. Bernardes nº: 11





Lucas Henrique nº: 12






















Califórnia



Califórnia é um dos 50 estados dos Estados Unidos, localizado na região dos estados do Pacífico. É o estado mais populoso do país, com 33 871 648 habitantes e é o terceiro em superfície, atrás apenas do Alasca e do Texas. A Califórnia é o maior centro industrial dos Estados Unidos e líder nacional na produção de produtos agropecuários.



Após o contato com europeus , os espanhóis foram o pimeiro povo a explorar e colonizar a área onde atualmenteb fica o estado de Califórnia e, após a indepedência mexicana , tornaram-se parte do México . Os norte-americanos anexaram a Califórnia na década de 1850 , em uma guerra com o México.



O cognome do estado é Golden State, que significa em português "estado dourado". Sua origem ainda é tema de discussão . O cognome pode ter vindo da corrida de ouro de 1849, quando minas de ouro atraíram dezenas de milhares de pessoas de todo o país para a região. Outra possibilidade é uma referência à relva nativa do estado, que adquire uma cor dourada na estação seca. Coloquialmente, o cognome também e referência ao seu clima, quante e ensolarado durante a maior pate do ano.






Gabriel Daher Morsch Porto



Carolinne Marcelino do Nascimento

Flórida



PONTOS TURÍSTICOS E CULTURAIS





Em Miami





- Miame Beach (praias)




- Museu de Arte de Miami




- Museu de Ciências de Miami




- Museu Histórico do Sul da Flórida
Park da Flórida



- Distrito Histórico de Coral Gables




- Bairro Histórico de Coral Gables




- Calçadão de Lincoln Road




- Fairchild Tropical Garden




- Casa Vizcaya





Em Orlando





- Walt Disney World




- Lago Eola




- Universal Orlando Resort




- SeaWorld




- Winter Park Playhouse




- Theatre Winter Haven-Sacred Heart Church




- Porto de Tampa





Em Tampa





- Tampa Theater




- Sacred Heart Church




- Porto de Tampa












Igor Gazza Rico




Gustavo Guerra Eichholz

Colômbia


























Colômbia possui 1.141. mil km², uma área superoir em extensão à península Ibérica e à França somadas. Geograficamente divide-se numa parte litorânea, banhada por dois oceanos, o Atlântico (Mar do Caribe) ao Norte, e o Pacífico ao Oeste; na região amazônica, que abarca quase 40% do seu território.








A atual República da Colômbia era parte até o início do século 19 do Vice-Reino da Nova Granada- uma subdivsão do império Espanhol das Américas. Em 20 de julho de 1810 deu-se o início da luta pela independênca com um levante em Bogotá, a capital do país. Logo depois, em 1819, fundaram-se as Províncias Unidas da Nova Granada- compostas pela Venezuela, pela Colômbia e pelo Equador-, cuja sobrevivência Bolívar garantiu pelas vitórias que alcançou sobre o exército colonial espanhol em Boyacá (em1819 na Colômbia), em Carabobo (na Venezuela em 1821) e finalmente pela vitória em Pichincha (no Equador em 1822).








Bolívar: Simon Bolivar, El Libertador, o grande da independencia sul-americana, tentou por todos os meios- inclusive lançando mão da ditadura (entre 1828 e 1830)-, manter este vatíssimo e diversificado território, composto pelos Andes, pelo litoral e pelas matas virgens da Amazônia, numa unidade política só. Os facciosismos separatistas e as ambições egoístas das oligarquias crioulas locais, terminaram por pesar mais e, gradativaente quebrou-se a unidade original, ocorrendo a formação de outros estados independentes. Entre os anos de 1810 a 1850 o imenso império Hispânico das Américas partiu-se como um espelho caído no chão, surgindo mais de 20 repúblicas.








Theodoro Vaz Lescreck e Renan Graça Agondi.








Nºs 18 e 17.

Guatemala



Geografia






La más septentrional de las naciones de Centroamérica, Guatemala es el del tamaño de Tennesse. Sus vecinos són México, en el norte y el oeste, y Belice, Honduras y El Salvador en el este. El país consta de tres regiones de la sierra fría con la mayor populación, la zona tropical a lo largo de la costa del Pacífico y el Caribe, y la selva tropical en las tierras bajas del norte ( conocida como El Petén).



História



Una vez que el sitio de la civilisação maya impresionante, Guatemala fue conqiata-ra por el conquistador españhol Pedro de Alvarado en 1524 y se convirtió en replública en 1839.



Economia



Guatemala es un país en vías de desarrollo. Su economia es la decima nivel latino-americano. En la región superada unicamente por la Repúbica Dominicana. La economía es estable y junto con Panamá será único país que prevee crescimento positivos en la región Pese a esto la economía guatemalteca está llena de contrastes ya que posse sectores en donde el DH es muy similar a de países europeus, principalmente en la gran area metropolitana de Guatemala; así mismo posee otros indicadores fuera de la media latinoamericana y equivalentos a loz de paisses africanos pricipalmente en el interior del país. El sector más grande en la economia guatemalteca es la agricultura, siendo Guatemala el mayor exportador de cardamono a nivel mundial, el quinto exportador de azucar y el séctimo productor de café.


El sector más grande en La economia guatemalteca és La agricultura, sendo Guatemala en mayor exportador de cardamono a nível mundial, el quinto exportador de azúcar y el septil productor de café el sector del turismo es el segundo generador de divisas para el país, La endrustria es una importante rama de La economia guatemalteca y el sector de servisios que anho trás basada em La agricultura em La economia basada em La prestacion de servissos. Los sectores que más aportes generam al em PIB Guatemala son : Agricultura , Guanaderia e pesca .

Marcelo e Maria Júlia