quarta-feira, 31 de março de 2010

Colômbia


























Colômbia possui 1.141. mil km², uma área superoir em extensão à península Ibérica e à França somadas. Geograficamente divide-se numa parte litorânea, banhada por dois oceanos, o Atlântico (Mar do Caribe) ao Norte, e o Pacífico ao Oeste; na região amazônica, que abarca quase 40% do seu território.








A atual República da Colômbia era parte até o início do século 19 do Vice-Reino da Nova Granada- uma subdivsão do império Espanhol das Américas. Em 20 de julho de 1810 deu-se o início da luta pela independênca com um levante em Bogotá, a capital do país. Logo depois, em 1819, fundaram-se as Províncias Unidas da Nova Granada- compostas pela Venezuela, pela Colômbia e pelo Equador-, cuja sobrevivência Bolívar garantiu pelas vitórias que alcançou sobre o exército colonial espanhol em Boyacá (em1819 na Colômbia), em Carabobo (na Venezuela em 1821) e finalmente pela vitória em Pichincha (no Equador em 1822).








Bolívar: Simon Bolivar, El Libertador, o grande da independencia sul-americana, tentou por todos os meios- inclusive lançando mão da ditadura (entre 1828 e 1830)-, manter este vatíssimo e diversificado território, composto pelos Andes, pelo litoral e pelas matas virgens da Amazônia, numa unidade política só. Os facciosismos separatistas e as ambições egoístas das oligarquias crioulas locais, terminaram por pesar mais e, gradativaente quebrou-se a unidade original, ocorrendo a formação de outros estados independentes. Entre os anos de 1810 a 1850 o imenso império Hispânico das Américas partiu-se como um espelho caído no chão, surgindo mais de 20 repúblicas.








Theodoro Vaz Lescreck e Renan Graça Agondi.








Nºs 18 e 17.

Nenhum comentário:

Postar um comentário